O R&D NESTER E A REN CONTRIBUEM PARA A FEDERAÇÃO EUROPEIA DE RÉPLICAS DIGITAIS PARA ENERGIA

O projeto TwinEU - Digital Twin for Europe visa construir um ecossistema federado de Digital Twins (DT), permitindo que novas tecnologias promovam um conceito avançado de DT, ao mesmo tempo que determinam as condições para a interoperabilidade, trocas de dados e modelos através de interfaces padrão e APIs abertas a atores externos.

Este projecto é cofinanciada pela Comissão Europeia no âmbito do programa Horizonte Europa e propõe construir o núcleo do intercâmbio de dados Europeu apoiado por interfaces com o espaço de dados energéticos em desenvolvimento. A modelação avançada apoiada por ferramentas de IA e capaz de explorar a infraestrutura de computação de alto desempenho proporcionará uma nova capacidade para observar, testar e ativar um DT pan-Europeu da infraestrutura energética europeia. Neste processo, é crucial chegar a um consenso. Por conseguinte, a iniciativa TwinEU reúne 77 parceiros de 15 países, um número sem precedentes de intervenientes empenhados em alcançar este objetivo comum.

O R&D Nester e a REN participaram na reunião de lançamento deste projeto que decorreu nos dias 15 e 16 de janeiro em Bruxelas. Esta reunião foi uma oportunidade para alinhar os objetivos que orientam a ambição do consórcio: utilizar uma combinação única de competências, provenientes de operadores de rede e de mercado, fornecedores de tecnologia e centros de investigação, para criar um conceito de DT pan-Europeu baseado na federação de DTs locais, de modo a permitir um funcionamento fiável, resiliente e seguro da infraestrutura, facilitando simultaneamente novos modelos empresariais que acelerarão a implantação de fontes de energia renováveis na Europa.

O projeto irá abordar os seguintes aspetos:

• Utilização de Digital Twins para contribuir para a resiliência do sistema
  • Utilização de Digital Twins na gestão, operação e monitorização da rede
  • Utilização de Digital Twins para a realização de previsão, manobras de rede e participação no mercado
  • Utilização de Digital Twins para o planeamento coordenado da rede e da operação

Para mais informações:

TWIN-EU PROJECT @ R&D Nester website

Este projeto recebeu financiamento do programa de investigação e inovação Horizonte Europa da União Europeia pelo contrato No 101136119.