Aluna co-orientada pelo R&D NESTER apresenta dissertação de mestrado sobre perdas na transmissão de gás natural e hidrogénio

No passado dia 21 de Novembro, a aluna Inês Silvestre do Instituto Superior Técnico (IST) apresentou e discutiu com sucesso a sua dissertação para a obtenção do grau de Mestre em Engenharia Mecânica com o tema "Perdas de potência na transmissão de gás natural e hidrogénio na rede de alta pressão Portuguesa" ("Power Losses in Natural Gas and Hydrogen Transmission in the Portuguese High-pressure Network"). Este trabalho foi co-orientado pelo Doutor Rui Costa Neto do IST e pelo Eng. Ricardo Pastor do R&D NESTER.

O trabalho da aluna focou-se na revisão bibliográfica sobre o tema, na modelização da rede de transmissão de gás natural Portuguesa e no desenvolvimento de uma ferramenta de computação do caudal mássico necessário para abastecer os clientes industriais Portugueses a partir de Sines calculando as perdas de potência no transporte. Avaliou-se ainda a influência de vários parâmetros e cenários na operação da RNTGN.

O trabalho incluiu ainda um estudo sobre a influência do blending de hidrogénio (H2) na mistura de gás natural em várias percentagens e um estudo sobre a viabilidade económica da produção de H2 para blending. Inclui ainda uma avaliação do impacto económico da mistura de blending na industria e nas suas emissões de CO2.

Link: Repositório IST

Fonte: Inês Silvestre

Mais informações:

R&D Nester - R&D Network (rdnester.com)