R&D Nester - Planeamento e Gestão da rede elétrica: o projeto H2020 INTERPRETER

O INTERPRETER "Interoperable tools for an efficient management and effective planning of the electricity grid" é um projeto financiado pela União Europeia, no âmbito do programa de investigação e desenvolvimento Horizonte 2020 e reúne nove parceiros, incluindo ORTs e ORDs, empresas do sector elétrico e centros de investigação e desenvolvimento, com investigadores unindo esforços para o desenvolvimento de uma solução ambiciosa, entre os quais se inclui a participação do R&D Nester muito focada na criação de duas aplicações para planeamento de redes.

Este projeto tem como principal objetivo o desenho e implementação de uma ferramenta modular para gestão de redes de energia, consistindo num conjunto de 10 aplicações de software para otimizar o desenho, planeamento, operação e manutenção de redes de energia, com particular foco em redes de distribuição.

Os diversos módulos serão acedidos por operadores de redes através de uma plataforma interoperável.

Estas ferramentas irão suportar os ORT e ORD na transição da gestão de rede "tradicional" para uma gestão mais ativa, considerando o rápido desenvolvimento de fontes de energia distribuída assim como uma crescente preocupação com o meio ambiente.

Este projeto teve inicio em outubro de 2019, e tem final previsto para outubro deste ano.

O vídeo promocional do projeto acabou de ser lançado. Pode ser visualizado aqui.

Mais informações:

INTERPRETER website