R&D Nester apresenta trabalho de investigação na CONIBEN 2019

O R&D Nester marcou presença na edição de 2019 da Conferência Ibero-Brasileira de Energia (CONIBEN).

Esta conferência aborda o tema "Sustentabilidade e Transição Energética: novos rumos do setor da energia" e tem a particularidade de se tratar de um evento profissional e cientifico destinado aos mercados português, espanhol e brasileiro de energia.

O evento contou com a presença de responsáveis de diversas entidades do sector elétrico português como António Mexia, da EDP, Carlos Gomes da Silva, da GALP, Maria Cristina Portugal, da ERSE, Nuno Ribeiro da Silva, da Endesa, bem diversos representantes dos Governos e empresas de Espanha e Brasil.

No segundo dia de debates e networking com foco na dinâmica atual e futura dos (sub)sectores energéticos, o investigador do R&D NESTER, João Esteves, apresentou um trabalho de investigação sobre o uso de sky cameras para o melhoramento da previsão solar a nível local. Um caso de estudo com cinco centrais fotovoltaicas usado com um ano de dados para aferir o efeito na previsão solar intitulado "Improve the Solar Power Forecast using Cloud Index Algorithms".

Alguns pontos-chave foram retirados deste evento e das suas apresentações: a transição energética é uma realidade e deve ser aceite como uma inovação para a qual todas as partes contribuem: estados, empresas, regulador, industrias diversas e utilizador final. Foram apresentadas sugestões, soluções e novas tendências do setor da energia a partir de vetores fundamentais da área, como são a sustentabilidade, transição para as renováveis e eficiência energética, visando instaurar um diálogo produtivo e, assim, uma aprendizagem mútua e comparada sobre os desenvolvimentos e as inovações da indústria energética no Brasil, em Portugal e na Espanha.

Mais informações aqui.