R&D NESTER EM PAINEL DA APDSI SOBRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NAS INFRAESTRUTURAS DA ENERGIA

O R&D Nester foi convidado para participar no painel do MeetOn "A Inteligência Artificial no suporte à gestão de infraestruturas críticas do país, o caso da energia" que ocorreu no passado dia 7 de outubro online e foi organizado pela APDSI - Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação.

O MeetOn lançou  a discussão sobre o papel que a Inteligência Artificial tem enquanto transformadora da sociedade da informação e do conhecimento e mais especificamente no suporte à gestão de infraestruturas críticas de energia, provocando os oradores e a assistência com perguntas como "como se manifesta esta inteligência, chamada de artificial por oposição à inteligência biológica no reino animal? Onde se aplica? É criativa? Em que medida é que é útil?" e contribuindo para o esclarecimento através da análise das razões subjacentes à utilização da Inteligência Artificial e dos ganhos operacionais resultantes da adoção deste paradigma.

O R&D Nester partilhou a aplicação da sua ferramenta AI.Forecasting à previsão de carga nacional, previsão de geração fotovoltaica, previsão de carga e geração regional (na média tensão) e no produtor-consumidor, nomeadamente em edifícios, domínio no qual obteve o 3º lugar na IEEE ODS competition on building energy consumption forecasting, bem como as aplicações do processamento de imagens de satélite ao apoio à gestão das faixas de combustível, atualmente estão a ser estudadas no projeto RESUCIDEMO que conta com o contributo da REN desde a sua conceção.

Estes exemplos mostram evidências da adaptabilidade e potencial de disrupção da Inteligência Artificial, e também que precisa de ajuda para ser criativa e útil, pois precisa de inputs que requerem a criatividade e o engenho humanos para ser eficiente a encontrar relações e padrões acionáveis.

A APDSI é uma entidade sem fins lucrativos, de utilidade pública e Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) que mobiliza sócios individuais e coletivos em torno de causas orientadas à transformação digital, e quer ser reconhecida pelo seu contributo determinante para o desenvolvimento de uma sociedade da informação inclusiva, participativa e segura, potenciando um desenvolvimento económico e social com impacto na globalidade dos cidadãos.