R&D NESTER NA CONFERÊNCIA POWERTECH 2021, COM 1 APRESENTAÇÃO SOBRE VALOR DO ARMAZENAMENTO E 1 PUBLICAÇÃO SOBRE PREVISÃO SOLAR

A semana passada, o R&D Nester esteve representado na edição deste ano da Conferência PowerTech, que se realizou em Madrid, Espanha, na Universidade Comillas, e simultaneamente em formato virtual.

A PowerTech é a conferência base do IEEE PES na Europa. Este evento faculta um fórum para engenheiros e cientistas em energia elétrica e sistemas de energia permitindo-lhes apresentar o seu trabalho e partilhar informações nesta área de crescente interesse e importância na indústria e economia em todo o mundo.

O lema da edição deste ano é "Power for the Sustainable Development Goals (SDGs)"", que enfatiza a relevância dos sistemas de energia renováveis ​​e digitalizados para alcançar alguns dos principais SDGs: combate às mudanças climáticas, energia acessível e limpa para todos, água limpa e saneamento e cidades e comunidades sustentáveis, entre outros. A eletrificação da mobilidade, climatização de edifícios e usos industriais são os principais motores para alcançar economias sustentáveis ​​e neutras em CO2 até 2050. Esta conferência faculta a oportunidade de partilha e discussão de desafios, soluções tecnológicas e modelos de negócios e regulatórios para um futuro mais sustentável.

Nesta 14ª edição, o R&D Nester é autor dum dos artigos apresentados, intitulado "Identification of clouds using a all-sky imager". Este artigo foi apresentado pelo investigador João Esteves, tendo sido produzido pelo R&D Nester no âmbito dos trabalhos desenvolvidos no seu atual projeto "UltraFOR" que estuda analisa a investigação de métodos de reconhecimento de nuvens através de camaras de observação do céu e investigando métodos de cálculo da altura das nuvens usando duas camaras de observação do céu.

Outra apresentação do R&D Nester intitulada "Energy Storage: from value to markets" foi feita no 4º dia desta conferência pelo investigador Ricardo Pastor numa sessão especial dedicada ao tema "Energy Storage for Power Systems". Esta apresentação foi produzida no âmbito da experiência adquirida pelo R&D Nester nos seus projetos "Energy Storage Planning", "Renewable Integration Tools" e "OSMOSE". O convite para esta apresentação surge no âmbito do envolvimento do R&D Nester no Working Group 2 "Storage Technologies and Sector Interfaces" da ETIP-SNET. Este WG2 aborda os desenvolvimentos tecnológicos e de mercado relacionados com soluções de armazenamento de energia para garantir o nível de flexibilidade necessário para o transporte e distribuição de eletricidade.

Para mais informação:

Projeto "Energy Storage Planning" do R&D Nester

Projeto "Renewable Integration Tools" do R&D Nester

Projeto UltraFOR do R&D Nester

ETIP-SNET WG2 "Storage Technologies and Sector Interfaces"

Para mais informação sobre esta conferência: site da PowerTech 2021