R&D Nester participa no projeto europeu INTERRFACE

O R&D Nester é parceiro no INTERRFACE - 'TSO-DSO Consumer INTERFACE aRchitecture to provide innovative grid services for an efficient power system', um projeto selecionado para financiamento pela União Europeia no âmbito do programa Horizonte 2020.

O projeto H2020 INTERRFACE foi desenvolvido por um consórcio de 42 empresas de 15 países (Bélgica, Espanha, Itália, Portugal, Alemanha, Eslovénia, Grécia, Finlândia, Bulgária, entre outros), incluindo a ENTSO-E, cinco outros ORT, seis ORD, e vários parceiros da indústria.

A REN é membro do consórcio, assim como o R&D Nester enquanto terceira parte da REN, uma figura prevista nos projetos europeus para associar e delegar trabalho em empresas relacionadas.
O projeto terá uma duração quatro anos, iniciando-se em 2019 até 2023.

O projeto INTERRFACE tem por objetivo projetar, desenvolver e explorar a interoperabilidade de uma arquitetura de serviços da rede pan-europeia para atuar como interface entre o sistema de energia (TSO e DSO) e os clientes, e permitirá a operação integrada e coordenada de todas as partes interessadas, para o uso e adquisição de serviços comuns.

Resumo do projeto:
Com o crescimento das energias renováveis, a crescente interligação das redes europeias, o desenvolvimento de iniciativas locais de energia e os requisitos específicos na cooperação ORT - ORD conforme estabelecidos em diferentes Diretrizes e Códigos de Rede, os ORT e os ORD enfrentam novos desafios que irão exigir maior coordenação. A Comissão Europeia adotou propostas legislativas sobre o mercado de energia que promovem a cooperação entre os operadores de rede à medida que estes contratam balanceamento, gestão de congestionamento e serviços auxiliares. As medidas incentivam a aquisição de serviços ao nível da transmissão e distribuição, reconhecendo que isso permitirá uma gestão de rede mais eficiente e eficaz e aumentará o nível de resposta à procura e a capacidade de geração renovável. Os ORT e ORD têm agora de definir os serviços que pretendem adquirir em colaboração com os participantes no mercado, e devem definir formas de os adquirir em coordenação. A informatização é um fator essencial para a coordenação e gestão ativa do sistema na rede elétrica, permitindo aos ORT e ORD otimizar a utilização dos recursos distribuídos e garantir um fornecimento de eletricidade seguro e rendível, mas também dá poder aos utilizadores finais para se tornarem participantes ativos no mercado, apoiando a autogeração e proporcionando flexibilidade na procura. Para apoiar a transformação, o projeto INTERRFACE irá conceber, desenvolver e explorar uma Arquitetura de Serviços de Rede Pan-Europeia Interoperável para servir de interface entre o sistema elétrico (ORT e ORD) e os clientes, permitindo a operação fluida e coordenada de todas as partes interessadas no uso e na aquisição de serviços comuns. Ferramentas digitais de vanguarda baseadas em blockchains e gestão de big data irão oferecer novas oportunidades para a participação no mercado elétrico, e assim envolver os consumidores nas estruturas de mercado propostas pelo INTERRFACE, que serão concebidas para explorar os Recursos de Energia Distribuída.

Este projeto europeu irá desenvolver os seguintes Work Packages:

WP1: Project Management and Quality Assurance

WP2: SOTA (State-of-the-Art) Analysis/Assessment and End-user requirements

WP3: Services and Market Design - INTERRFACE Architecture

WP4: INTERRFACE IT platform development/ integration

WP5: Pilot Deployment, demonstration and Evaluation - demo Area 1 (congestion management)

WP6: Pilot Deployment and Evaluation - demo Area 2 (peer-to-peer trading)

WP7: Pilot Deployment and Evaluation - demo Area 3 (pan-EU clearing market)

WP8: Business Opportunities - cascade funding

WP9: Exploitation, Dissemination & Communication

Destes 9 Work Packages, a REN e o R&D Nester irão ter contributo no WP2, WP3 e WP9.

O R&D Nester e a REN participaram recentemente na reunião de lançamento do projeto europeu INTERRFACE. O evento decorreu no passado dia 16 e 17 de Janeiro em Bruxelas. O encontro pretendeu dar inicio às atividades do projeto, reunindo os seus principais parceiros.

This project has received funding from the European Union's Horizon 2020 research and innovation programme under grant agreement No 824330

Para mais informação http://www.rdnester.com/pt-PT/fields_and_projects/projects/projeto_23___interrface/