CAPACITAÇÃO DO SETOR DE ARMAZENAMENTO DE ENERGIA EM PORTUGAL – R&D NESTER NA 1ST REUNIÃO PLENÁRIA DO PACTO DE INOVAÇÃO NEW GENERATION STORAGE (NGS)

A primeira reunião plenária do pacto de inovação New Generation Storage (NGS) ocorreu no INL - International Iberiam Nanotechnology Laboratory, em Braga, no dia 11 de dezembro de 2023.

A agenda contribui para a promoção e desenvolvimento do ecossistema e da cadeia de valor do armazenamento de energia elétrica em Portugal. O evento foi uma oportunidade para reunir os membros do consórcio NGS e discutir diferentes temas associados ao setor das baterias, ao paradigma da mobilidade verde e à criação de uma cadeia de valor e de um ecossistema para o desenvolvimento de baterias em Portugal. Pretendeu-se, com esta sessão, promover a troca de ideias e de experiências entre os copromotores do pacto de inovação e fomentar a aprendizagem e o crescimento coletivo do consórcio NGS.

A sessão incluiu mesas redondas e apresentações nos sete pilares do projeto, nomeadamente:

I. Refinação e Valorização Avançada, que visa a instalação de uma grande refinaria e ações relacionadas a processos sustentáveis de refinação e valorização, visando implementar uma linha industrial inovadora e aprimorada para o processamento de lítio, através da tecnologia sustentável baseada em eletrólise de membrana.

II. Células, Módulos e Componentes, visando a instalação e operação de linhas de fabricação de células/módulos e o desenvolvimento de elétrodos, eletrólitos e outros componentes novos e mais seguros e sustentáveis.

III. Montagem de Baterias, que prevê a instalação de três linhas de montagem produtivas para módulos de baterias estacionárias e para a indústria automóvel; prevendo ainda a integração de cabeamento, conectores e invólucros, bem como sistemas de gerenciamento de energia e eletrônicos de controle, modelagem e desenvolvimento do produto proposto.

IV. Integração e Aplicação, relacionado com a conexão de baterias à rede para gestão da rede elétrica, o uso de baterias para diferentes finalidades (residencial, comercial e industrial), a integração de bateria em estações de carregamento rápido e a integração de bateria em veículos.

V. Reciclagem e Segunda Vida, incluindo linhas de ação relacionadas à reciclagem de materiais e componentes de baterias, desmontagem de baterias e baterias de segunda vida. O objetivo é permitir a reutilização de materiais reciclados como novos inputs da cadeia de valor, criando um ecossistema circular sustentável.

VI. Formação e Cursos Avançados, pilar transversal a todo o Pacto de Inovação NGS, tem o objetivo de capacitar recursos humanos nas empresas envolvidas no NGS, bem como fornecer formação altamente especializada para futuros estudantes de mestrado e doutorado, promovendo qualificações técnicas e universitárias nas empresas.

VII. Plataforma Tecnológica e Empreendedorismo, com o objetivo de desenvolver e implementar uma Plataforma Tecnológica, que irá apoiar a indústria nacional a posicionar-se como um importante ator internacional no setor de baterias, apoiando a inovação de mercado em todas as etapas da cadeia de valor.

O contributo do R&D Nester foca-se no pilar IV "Integração e aplicação", nomeadamente abordando a integração no sistema e no mercado do armazenamento distribuído na atividade "Armazenamento distribuído otimizado para comunidades energéticas". Esta atividade, desenhada em colaboração com a Cleanwatts e o Instituto Superior Engenharia do Porto (ISEP), tem os seguintes objetivos específicos:

1. Desenvolvimento e validação em condições reais da integração de baterias distribuídas em comunidades de energia e no sistema energético nacional;

2. Gestão do armazenamento distribuído por uma plataforma de gestão centralizada seguindo o principio de um Virtual Power Plant (VPP);

3. Fortalecimento da posição dos parceiros nos setores do armazenamento de energia e das comunidades energéticas, no mercado Português e em âmbito internacional.

O reunião em Braga foi uma oportunidade para discutir presencialmente os próximos passos da atividade.

Para mais informação:

NGS Project @ R&D Nester website