Desenvolvimentos Big Data continuam com a participação do R&D Nester no projeto H2020 BigDataOcean

Seguindo o plano definido pelo consórcio, o R&D Nester participou numa nova reunião do projeto BigDataOcean. Esta reunião, com a duração de dois dias, permitiu aos diversos membros do consórcio apresentar o estado atual das várias atividades desenvolvidas, com especial foco nos trabalhos relacionados com a arquitetura de software a ser utilizada nas diversas versões da plataforma criada no âmbito do projeto, assim como na definição de estratégias de exploração de resultados a ser seguidas pelos vários membros do consórcio.

Este projeto financiado pelo H2020 e iniciado em janeiro de 2017, começa agora a alcançar os primeiros resultados e a plataforma de "Big Data" desenvolvida no projeto deverá ter uma primeira versão lançada até ao fim de 2017. Nesta primeira versão, os utilizadores não só poderão ter acesso aos primeiros resultados dos quatro casos de estudo considerados (onde se inclui a avaliação do potencial energético das ondas) como também carregar para a plataforma dados próprios e usar as capacidades de computação oferecidas por esta, em termos de algoritmia associada a "Big Data", com particular ênfase em algoritmos de "Knowledge Extraction" e "Business Intelligence".

Neste projeto, o R&D Nester tem como principal tarefa o desenvolvimento de um caso de estudo, cujo objetivo se prende com a utilização de técnicas de "Big Data" para avaliar o potencial energético das ondas na costa portuguesa. Neste contexto, e com o suporte da ENONDAS, já foram identificadas diversas fontes de dados públicos e a primeira versão da plataforma irá conter já um estudo preliminar relacionado com a avaliação do recurso na Zona Piloto Portuguesa concessionada à ENONDAS. Nas diversas versões da plataforma a ser lançadas serão criados múltiplos cenários de teste para o caso de estudo, tendo-se como objetivo proporcionar o lançamento de diversos serviços associados à avaliação do potencial energético das ondas na costa portuguesa, tendo não só como foco a avaliação do recurso disponível, mas também o impacto do ponto de vista ambiental e na normal operação do equipamento.

Nesta reunião de projeto, o R&D Nester apresentou aos restantes membros do consórcio o estado de desenvolvimento do caso de estudo relacionado com energia das ondas, nomeadamente as fontes de dados identificadas, os algoritmos a ser utilizados e os requisitos que este caso de estudo impõe à plataforma, tanto em termos de capacidades de processamento como de visualização de resultados.

Com a participação neste projeto, o R&D Nester e o universo REN estão já a adquirir conhecimento na área do Big Data, nomeadamente nos algoritmos usados e os desafios associados a esta área, o que representa uma necessidade crescente nas empresas do sector energético, considerando que a digitalização do sector e consequentemente a quantidade de dados disponíveis/gerados aumenta de forma significativa.

Todas as novidades do projeto podem ser acedidas no endereço http://www.bigdataocean.eu/site/