Nester na segunda Conferência Net Zero-Energy Buildings

Nuno Souza e Silva, Administrador-Delegado do R&D Nester, participou na segunda Conferência Net Zero-Energy Buildings, que aconteceu no dia 29 de setembro de 2015. Esta conferência é organizada pela Faculdade para a Ciência e a Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e pelo Laboratório Nacional de Energia e Geologia.

Para além de intervenções de colegas provenientes da Dinamarca, Espanha, Finlândia e Noruega, o evento contou também com a participação do Presidente do LNEG, MIT-Portugal e INESC-Porto. A conferência pretende ser uma plataforma para que cientistas, investigadores, engenheiros, profissionais, empreendedores, policy-makers e estudantes tenham uma plataforma na qual possam dialogar sobre tópicos emergentes neste campo.

Esta edição da conferência foi organizada em conjunto com a equipa multinacional responsável pelo projeto Annex 67, especificamente dedicado a flexibilidade energética dos edifícios, e foi consagrada aos recentes desenvolvimentos sobre os Net Zero-Energy Buildings nas Smart Cities onde os edifícios são pontos de intersecção nas correntes de energia da cidade que contam com diversas fontes de energia renovável. Nuno Souza e Silva foi convidado concretamente para falar sobre o tema da flexibilidade da energia e a integração dos edifícios no sistema e sobre o controlo e a flexibilidade do ponto de vista do operador do sistema.

Assim, a conferência contou com apresentações que sublinharam os desafios atuais e as iniciativas emergentes sobre o papel da flexibilidade na procura e oferta da energia dos edifícios e o seu impacto no sistema.