PORTUGAL ENERGY TOUR VISITA R&D NESTER

O R&D Nester recebeu uma visita da Portugal Energy Tour (PET), uma iniciativa da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD).

A FLAD, acompanhada por uma delegação norte-americana de empresários e gestores de Associações Sectoriais dos Estados da Nova Inglaterra e Nova Iorque, tem a decorrer um road-show em Portugal, tendo em vista a dar a conhecer o que de melhor se faz no sector energético nacional.

"Esta visita significa o reconhecimento do nosso centro como uma entidade de relevo no panorama energético nacional". É assim que Nuno Souza e Silva, Diretor-Geral do R&D Nester, vê a passagem da PET pelas instalações do Centro de I&D da REN e da State Grid. A visita, que decorreu a 7 de dezembro, contou com uma apresentação de de João Conceição, Administrador Executivo da REN, sobre a atividade da empresa, à qual se seguiu uma contextualização por parte do Diretor-Geral do R&D Nester sobre aquilo que é este Centro de I&D. "

A possibilidade de cooperação com parceiros internacionais onde possamos contribuir com o nosso know-how é algo que sempre valorizamos", afirma Nuno Souza e Silva, para quem esta visita permitiu também "partilhar o trabalho importante que estamos a desenvolver em diversas áreas, como integração de renováveis, armazenamento e planeamento de redes, e que suscitou muito interesse por parte dos colegas dos EUA".

O objetivo da PET passa por revelar o sector energético em Portugal, através de visitas a instalações e projetos relacionados com a gestão de rede, com redes energéticas inteligentes, assim como com diversas fontes de energia primárias, em particular renováveis solar e eólica. Outro dos efeitos pretendidos é identificar oportunidades de negócio para as empresas Americanas a operar em Portugal, bem como para as empresas Portuguesas estabelecidas nos EUA.