R&D NESTER – ESTÁGIOS DE VERÃO EM PESQUISA E DESENVOLVIMENTO

O R&D Nester acolhe este Verão 6 alunos que estão a contribuir em pesquisas, estudos e projetos.

Tratam-se de 6 alunos provenientes da Nova School of Science and Technology, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e do IST - Instituto Superior Técnico.

Estagiários de Verão no R&D Nester: Sofia Lopes, Catarina Marcelino, Ana Catarina Araújo, Manuel Barros, Davide Silva e Rafael Rodrigues

Estes alunos selecionados, são provenientes dos cursos de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e Engenharia da Energia e do Ambiente:

Instituto Superior Técnico:

• DAVIDE SILVA (Área do estágio: fontes renováveis)
  • MANUEL BARROS (Área do estágio: agregação de recursos energéticos distribuídos)
  • RAFAEL RODRIGUES (Área do estágio: veículos elétricos)

Nova School of Science and Technology

• ANA CATARINA ARAÚJO (Área do estágio: armazenamento)
  • SOFIA LOPES (Área do estágio: previsão de redes & planeamento)

Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

• CATARINA MARCELINO (Área do estágio: perfis de consumo)

Esta iniciativa permite a estes alunos aproveitar a interrupção letiva durante os meses de Verão, enriquecendo assim o seu conhecimento com a realidade do sector lidando com conteúdos já estudados aplicados agora a projetos reais.

Neste período em que colaboram com o R&D Nester, estes alunos acabam por adquirir um conhecimento real relativamente a inúmeros conceitos do sector da eletricidade e energético em geral que até então apenas os conheciam em teoria.

Esta experiência procura assim conciliar os conhecimentos teóricos e abstratos que estes alunos adquiriram no seu curso, fazendo a ponte entre a realidade vivida no R&D Nester e as decisões que estão associadas ao sector energético em geral.

O contexto do R&D Nester é particularmente adequado para este tipo de iniciativas, uma vez que proporciona a estes alunos trabalhos na área de Investigação, Desenvolvimento e Inovação, frequentemente próxima das áreas de estudo dos alunos e já com uma ligação a aplicações concretas na vida empresarial.

Os temas que os estagiários estão a desenvolver incluem previsão de redes & planeamento, consumo, agregação de recursos energéticos distribuídos, veículos elétricos, baterias e fontes renováveis.

Os trabalhos desenvolvidos por eles, estão alinhados com as atuais necessidades de pesquisa do R&D Nester, sendo utilizados em projetos reais que estão a decorrer.

Esta colaboração com estes seis alunos terá uma duração que varia entre 5 a 7 semanas.

Estagiários com os seus coordenadores do R&D Nester

O pretendido é que esta seja uma experiência enriquecedora a recordar e que impulsione a carreira profissional destes 6 potenciais investigadores e futuros profissionais do sector.