R&D NESTER faz balanço positivo da parceria com LISBON MBA

O R&D Nester, o Centro de Investigação e Desenvolvimento criado pela REN e pela State Grid Corporation of China, recebeu alunos do THE LISBON MBA LAB CONSULTING, um curso fruto de uma parceria entre a Nova SBE e a Católica-Lisbon. Durante 3 meses, um dia por semana, os alunos do MBA trabalharam com a equipa do R&D Nester como consultores.

Este trabalho foi efetuado no contexto dos quatro projetos principais que o R&D Nester tem em curso em parceria com o China Electric Power Research Institute (CEPRI): o Despacho de Energia Renovável, a Subestação do Futuro, o Armazenamento de Energia e a Simulação, Planeamento e Operação de Redes de Energia Eléctrica.

Nuno Souza e Silva, Diretor-Geral do R&D Nester, defende que "esta é uma parceria que vai de encontro ao compromisso assumido aquando da criação do Centro de Investigação e Desenvolvimento da REN, de desenvolver a sua atividade em abertura e cooperação com a comunidade nacional e internacional, tanto científica, como académica ou industrial". Este projeto, "permitiu ao R&D Nester, beneficiar de uma visão externa e complementar sobre o seu trabalho e proporcionou à comunidade externa, uma oportunidade de desenvolver trabalhos em ambiente empresarial."

Agora que a parceria chega ao fim, Nuno Souza e Silva, referiu a oportunidade que os alunos do MBA tiveram em "desenvolver um trabalho em ambiente empresarial e em estreita cooperação com as equipas de trabalho do R&D Nester". Para o responsável do R&D Nester, " este foi um primeiro projeto e que correu muito bem. Serviu igualmente para estreitar a relação com o LMBA, pelo que certamente que ambas as partes tentarão identificar novas oportunidades de parceria", salientou.

Sobre o futuro, Nuno Souza e Silva explicou que a estratégia de aproximação do Centro de I&D da REN às Universidades é para continuar. "Continuaremos a identificar potenciais oportunidades e a consolidar as parcerias já efectivadas, não só com o LMBA como com centros de investigação com o LNEG ou, em termos europeus, com a universidade de Alborg, na Dinamarca".