R&D Nester participa no projeto Europeu OSMOSE

O R&D Nester é parceiro no OSMOSE: Optimal System-Mix of Flexibility Solutions for European Electricity, um projeto selecionado para financiamento pela União Europeia no âmbito do programa Horizonte 2020. O projeto terá uma duração de quatro anos, iniciando-se em 2018 até final de 2021. O orçamento total do OSMOSE é de cerca de 22M€.

No OSMOSE participam um total de 33 parceiros Europeus incluindo Operadores das Redes de Transmissão, produtores de energia, fabricantes industriais, empresas de consultoria e IT, centros de investigação e universidades. Os TSOs participantes no projeto incluem a REN, ELES, ELIA, RTE, REE e a Terna. Outros parceiros de relevo do consórcio do OSMOSE são também a ABB, EFACEC, SAFT ou a ENEL.

O R&D Nester e a REN participaram na reunião de lançamento do projeto europeu OSMOSE. O evento decorreu no passado dia 13 de fevereiro em Paris, tendo sido organizado pela RTE, líder do consórcio. O encontro pretendeu dar inicio às atividades do OSMOSE, reunindo os principais parceiros do projeto

O projeto OSMOSE tem como objetivos principais a demonstração de diferentes soluções tecnológicas de flexibilidade energética, aumentando a sua viabilidade técnico-económica e a sua escalabilidade, a previsão do mix ótimo económico de flexibilidade para o futuro sistema elétrico Europeu e a proposta de novos desenhos de mercado e regulação que facilitem o mix ótimo de flexibilidades e maximizem o bem-estar social.

A contribuição do R&D Nester para o projeto incide sobre as suas dimensões relacionadas com a identificação do mix ótimo de flexibilidades no sistema elétrico, o desenvolvimento de desenhos de mercado e regulação inovadores, assim como sobre um conjunto de desafios de interoperabilidade associados à promoção de fontes de flexibilidade energética, incluindo a utilização da norma IEC 61850 e a melhoria da coordenação entre TSOs e DSOs.

This project has received funding from the European Union's Horizon 2020 research and innovation programme under grant agreement No 773406