R&D NESTER PARTICIPOU NO I FÓRUM ECONÓMIO PORTUGAL-CHINA

O R&D Nester esteve presente na primeira edição do Fórum Económico Portugal-China, um evento organizado pela Fundação AIP e pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa. Este Fórum que decorreu em Lisboa, nos dias 15 e 16 de novembro, na FIL do Parque das Nações, visa fortalecer a interação entre empresas e instituições dos dois países.

O Centro de Investigação e Desenvolvimento em Energia foi também representado numa das conferências de negócios do Fórum, a mesa redonda endereçada ao tema "Indústria e Energia" que teve por âmbito a análise do sector energético enquanto recetor do maior volume de investimento direto bilateral (aquisição de participações do Estado português por SOE's da China), e o seu forte potencial de capitalização no espaço da lusofonia. Nuno Souza e Silva, Diretor-geral do R&D Nester, integrou a mesa redonda, onde partilhou a experiência do Centro de Investigação e Desenvolvimento em Energia no que respeita à colaboração Portugal-China e à dinâmica inter-relacional destas duas culturas, assim como os desafios que colocam e as oportunidades e vantagens que resultam da fusão de ambas as visões e know-how. Na conferência, participaram ainda responsáveis da EDP, da The Navigator Company e da Filkemp, sob moderação de Nelson Lage, da ADENE.

Nuno Souza e Silva classificou a participação do R&D Nester neste Fórum como uma "uma excelente oportunidade para divulgar a atividade do R&D Nester às restantes áreas de atuação em que a cultura chinesa está presente em Portugal, assim como proporcionou a promoção do trabalho inovador que se tem desenvolvido nas diferentes áreas de investigação em que se destacam os projetos de Integração de Renováveis e Subestação do Futuro, bem como os serviços que o R&D Nester pode prestar ao nível de testes de laboratório, ferramentas de previsão de produção de renováveis e de gestão de armazenamento, entre outros".

O R&D Nester, criado pela REN e pela State Grid Corporation of China, esteve representado num stand na Feira de Comércio e Investimento que decorreu em paralelo a este Fórum, no Pavilhão Multiusos da FIL. O Embaixador da República Popular da China em Lisboa, Cai Run e o Presidente da Agência para o Investimento e o Comércio Externo de Portugal (AICEP), Miguel Frasquilho, foram duas das diversas visitas de personalidades e entidades ao stand.

No último dia do Fórum teve lugar a III Gala Portugal-China, iniciativa que premeia anualmente o Mérito Empresarial luso-chinês, na qual se destaca a presença de João Conceição, Administrador da REN, de Nuno Souza e Silva, Diretor-geral do R&D Nester, assim como de alguns dos líderes de projeto do Centro de Investigação e Desenvolvimento em Energia.