R&D Nester, REN e ENONDAS participam num workshop relacionado com energia eólica offshore flutuante, realizado no âmbito do projeto ARCWIND

O R&D Nester, a REN e a ENONDAS participaram num workshop internacional cujo tema esteve centrado nas tecnologias eólicas offshore flutuantes. O workshop decorreu no dia 10 de Outubro em Lisboa. Foi organizado pelo Instituto Superior Técnico, no âmbito do projeto ARCWIND, financiado pelo INTERREG Área Atlântico, do qual o R&D Nester é membro integrante do consórcio e a REN Elétrica e ENONDAS são parceiros associados.

O workshop teve uma participação ativa de diversas entidades relacionadas com a energia eólica offshore, com foco em tecnologias flutuantes, destacando-se as palestras de um Centro Comum de Investigação (JRC) da Comissão Europeia, da DNV-GL, e de dois fabricantes de plataformas flutuantes para energia eólica offshore (SAITEC e ESTEYCO). Os temas abordados incluíram a apresentação de diversas soluções para tecnologias eólicas offshore flutuantes, quer ao nível do desenho das plataformas flutuantes, quer ao nível dos materiais utilizados e soluções para monitorização dos equipamentos. Abordaram-se ainda as oportunidades de financiamento a nível europeu e as tendências de investigação que se têm verificado nos últimos anos nesta área, o que contribui de forma nuclear para a evolução das soluções offshore flutuantes.

O projeto ARCWIND conta com a participação de 15 parceiros de cinco países europeus e ambiciona contribuir para o desenvolvimento das tecnologias de energia eólica offshore flutuantes. Toda a informação acerca do projeto pode ser consultada em www.arcwind.eu.