Resultados atuais do projeto H2020 INTERPRETER apresentados na Assembleia Geral de Março

A 5ª Assembleia Geral do projeto Europeu H2020-INTERPRETER realizou-se no passado mês de Março na Camara do Comercio de Granada, Espanha. O evento foi organizado pelo consórcio, e teve como anfitrião um dos parceiros, o operador da rede de distribuição CUERVA Energia.

Este projeto tem como principal objetivo o desenho e implementação de uma ferramenta modular para gestão de redes de energia, consistindo num conjunto de 10 aplicações de software para otimizar o desenho, planeamento, operação e manutenção de redes de energia, com particular foco em redes de distribuição. Os diversos módulos serão acedidos por operadores de redes através de uma plataforma interoperável.  Estas ferramentas irão suportar os ORT e ORD na transição da gestão de rede "tradicional" para uma gestão mais ativa, considerando o rápido desenvolvimento de fontes de energia distribuída assim como uma crescente preocupação com o meio ambiente.

A Assembleia realizada em Março teve como objetivo fazer um ponto de situação dos trabalhos, com foco no desenvolvimento dos últimos 6 meses. A reunião foi iniciada pelo CEO da CUERVA Ignacio Cuerva Valdivia, dando as boas-vindas aos participantes e marcando o início das discussões. Os parceiros apresentaram de seguida o ponto de situação de cada uma das principais secções do projeto:

- Baseline do projeto e definição de casos de uso, pela ORES;

- Aplicações de software para operação e manutenção eficiente das redes, pela DTU - Technical University of Denmark;

- Aplicações de software para o planeamento eficiente das redes, liderada e apresentada pelo R&D Nester;

- Integração da ferramenta de modelização de redes e aplicações de software, pela Atos;

- Teste e validação das soluções, pela Cuerva;

- Disseminação, comunicação e exploração, pela Euroquality.

Foto de grupo dos parceiros que participaram fisicamente na Assembleia, com colegas da CIRCE, CUERVA, Cartif, DTU e R&D Nester.

A reunião foi finalizada com dois workshops dedicados à disseminação e exploração de resultados, liderado pela Euroquality e pela Atos, respetivamente. A discussão ditou que a próxima e última Assembleia Geral do projeto será realizada em Bruxelas, em Setembro de 2022 - momento em que termina o projeto - com a apresentação dos resultados e conclusões finais à Comissão Europeia.

Mais informações:

INTERPRETER website