Notícias

‹ VOLTAR

R&D NESTER IN 38TH EU PVSEC, PRESENTING PAPER ON “CLOUD HEIGHT ESTIMATION USING ALL-SKY IMAGERS”

 

De 6 a 10 de setembro, o R&D Nester participou na edição deste ano da Conferência e Exposição Europeia de Energia Solar Fotovoltaica.

A EU PVSEC é a maior conferência internacional de pesquisa, tecnologias e aplicações fotovoltaicas e, ao mesmo tempo, uma das principais feiras internacionais da indústria fotovoltaica. Este evento reúne a comunidade fotovoltaica global para conduzir negócios, fazer networking e apresentar e discutir os últimos desenvolvimentos e inovações em energia fotovoltaica. É a plataforma mundialmente conhecida de ciência para ciência, empresa para empresa e ciência para indústria com um foco total e único no setor solar fotovoltaico global.

Esta 38ª edição deu as boas-vindas a mais de 1300 participantes e contou com mais de 800 apresentações ao vivo, desde sessões científicas, painéis de discussão envolventes, eventos paralelos aprofundados e apresentações da indústria relacionadas ao mercado.

O R&D Nester apresentou um artigo intitulado "Cloud Height Estimation Using All-Sky Imagers".

Este documento foi produzido pelo R&D Nester no âmbito dos trabalhos desenvolvidos num dos seus atuais projetos "UltraFor", que estuda a investigação de métodos de reconhecimento do céu para o desenvolvimento de ferramentas de previsão.

Neste artigo apresentado pelo R&D Nester, duas câmaras de observação do céu são utilizadas para estimar a altura das nuvens, com o intuito de melhorar a previsão de curto-prazo da geração de energia solar a partir de uma central solar.

A melhoria de previsão de curto-prazo é fundamental para assegurar uma operação segura do sistema (antecipando e evitando discrepâncias entre a geração e o consumo), para assegurar um sistema eléctrico eficiente (reduzindo a possibilidade de cortes na geração) e para assegurar um sistema energético sustentável (permitindo uma maior integração de energia renovável no sistema).

 

Para mais informações:

Projeto UltraFor

Site da Conferência


Ver todas as newsletters