R&D NESTER NA PHOTOVOLTAICA 2016

O R&D Nester vai estar presente na Feira Photovoltaica, uma das mais importantes do sector energético, que terá nesta segunda edição como convidado de honra África, em especial países da África subsaariana. O certame tem lugar em Casablanca, Marrocos, nos dias 7,8 e 9 de setembro.

Nuno Souza e Silva, Diretor do Centro de Investigação e Desenvolvimento da REN e da State Grid, classifica a participação do R&D Nester neste Encontro como "uma excelente oportunidade para dar a conhecer, ao mercado Marroquino, a atividade do R&D Nester e o trabalho desenvolvido em diferentes áreas dos sistemas elétricos, desde planeamento, interligações, operação do sistema elétrico e integração de energias renováveis". São temas que considera "particularmente relevantes tanto para Marrocos como para Portugal, pelo que sentimos que o R&D Nester pode dar um significativo contributo nestas áreas".

Em representação permanente do R&D Nester estará Rui Pestana, Líder de projeto, que aproveitará os três dias em que a Feira decorre "para dar a conhecer o trabalho que temos desenvolvido em quatro áreas de particular relevância, nomeadamente, integração de renováveis na rede elétrica, subestações inteligentes, redes com armazenamento de energia e simulação".

A participação nesta 2ª edição do Photovoltaïca é assim para Nuno Souza e Silva a plataforma perfeita para divulgar o trabalho inovador que o R&D Nester tem vindo a desenvolver nas diferentes áreas de investigação de que destaca algumas: "Pensamos que os projetos de Integração de Renováveis e Subestação do Futuro serão especialmente interessantes para este mercado, bem como os serviços que o R&D Nester pode prestar ao nível de testes de laboratório, ferramentas de previsão de produção de renováveis e de gestão de armazenamento, entre outros."

Para o responsável as expectativas são elevadas. "Temos uma equipa de investigação que inclui profissionais da REN e CEPRI (China Electric Power Research Institute) altamente experiente, pluridisciplinar e multicultural, bem como uma rede de parcerias com universidades de prestígio, a nível nacional e internacional", tudo fatores decisivos para afirmar o potencial do R&D Nester e se posicionar como um parceiro nas suas diferentes áreas de investigação.

A Photovoltaica 2016 é organizada pelo do Reino de Marrocos e tem como objetivo a promoção do sector das energias renováveis juntando num único fórum investigadores, empresas, prestadores de serviços e demais organismos e agencias nacionais e internacionais para o desenvolvimento do sector, em especial no domínio na fotovoltaica, em Marrocos e em África. Em 2015, a Photovoltaica teve 4 mil visitantes com mais de 55 expositores nacionais e internacionais numa área de mais de 20.000 m2. Com 7 painéis de discussão em 3 dias e mais de 40 oradores nacionais e internacionais, do Programa de Conferências resultaram ainda 10 convenções assinadas sobre fotovoltaica. | Mais informação aqui